Garotas de Vidro - A verdade nem sempre é o que enxergamos - Laurie Halse Anderson (Resenha #74)

Páginas: 272
Capa: ★★
História: ★★★ 

“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”


Eu simplesmente adorei essa capa e isso me fez passar o livro na frente de outros. 

Cansamos de ver a busca pelos padrões de beleza hoje em dia e com isso vem os transtornos alimentares. Lia, uma estudante, ela não queria ser popular, nem a mais inteligente, nem a mais bonita, ela só queria uma coisa, ser a mais magra e ela estava conseguindo isso. Sua amiga Cassie, havia sido encontrada morta, ambas não estavam se falando direito e isso a muito tempo. Porém, antes de morrer Cassie havia ligado para Lia, 33 vezes. Dai inicia-se a narrativa, Lia tenta descobrir como sua ex-melhor amiga havia morrido e o porquê ela havia ligado e pior ainda, o porquê Lia estava vendo o fantasma de Cassie. Enquanto isso, ela vai manipulando a família, principalmente na hora das refeições, não comer é a meta principal de sua vida, mas ela tem fome. Ela parece uma tabela ambulante, pois a cada alimento ingerido somos apresentados a quantidade calórica de cada alimento(kcal). Queria ter lido mais sobre Elijah, pois de certa forma ele foi importante para a personagem. Apesar de sua vida aparentemente normal, Lia é autodepreciativa, principalmente quando precisa comer e acaba adquirindo hábitos de automutilação para fugir, pois é por intermédio da dor que ela tenta esquecer suas agonias e fantasmas, inclusive a Cassie. 

Esse livro me marcou de um jeito diferente, principalmente pelas atitudes da personagem. A narrativa é densa, porém flui bem. Não temos romances fofinhos, mas sim uma história verdadeira, no sentido que não é impossível de acontecer. É uma história de certa forma triste, eu sofri junto com a Lia, mas só porque é triste e densa não quer dizer ruim, pelo contrário, o trabalho que a autora realizou, ela tá de parabéns, pois ela mergulhou a fundo, e é através dos pensamentos de dor, de obsessão pela magreza extrema da Lia com sua anorexia nervosa, que vemos isso. A Crítica social que ela traz para os pais que não veem o que se passa com seus filhos é destacada pela própria personagem. Talvez algumas pessoas não venha a gostar do livro, ou talvez goste tanto quanto eu, mas venha ciente que não é um livro com final tipico feliz, mas sim de reaprendizagem da Lia, de sua própria aceitação, a base de um dia de cada vez.


As doenças psicológicas muitas vezes são tão ruins quanto as físicas. Não foi fácil escrever essa resenha, pois não sei se consegui passar tudo o que eu queria e senti. Eu, estudante de Nutrição + perco peso muito fácil + já li alguns casos de transtornos alimentares = talvez juntando tudo isso, foi o motivo da história mexer bastante comigo e com certeza não vou esquecer assim.

Curiosidade: Eu li em um blog, me desculpe não lembrar o nome, mas lá tinha falando que esta autora, escreveu um livro chamado Speak e este foi adaptado para filme, aqui no BR ele chama-se "O Silêncio de Melinda" com a atriz Kristen Stewart(bem mais nova), vi ano passado e particularmente gostei, o filme aborda um tema social assim como Garotas de Vidro. No Trailer fala o que aconteceu com ela, se você não quer saber pare em 1:24 e retome em 1:32, se bem que dá pra saber no começo do filme.

Vocês querem ler, já leram? Qual a opinião de vocês?
Em breve a promoção do livro.

28 comments

  1. Pela capa tinha outra impressão da história, + gostei.

    Fiquei curiosa sobre o trailer, vou ver now.

    bjss

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro aqui. Acho a capa linda, só que tenho medo dessa moça desde que vi o booktrailer, ela me assustou quando abriu os olhos!! hahaha...

    Mas acho que um livro que trata de um tema tão importante como os transtornos alimentares merece ser lido. Mesmo que seja triste e denso. Aliás, também por isso. É uma realidade muito presente, infelizmente.

    Beijo!

    Ju

    ResponderExcluir
  3. Oiii Effy!!! =)
    Tenho lido as resenhas sobre Garotas de vidro e o ponto comum é que é um livro forte, o interessante é ver como ele mexe com cada uma...
    Imagino que é um livro que me agrade, mas prevejo lágrimas pq costumo me colocar no lugar da personagem principal...
    Lia passa por sérios problemas e infelizmente os pais não ajudam de forma eficiente...
    Não entendo como uma aposta, uma brincadeira possa ser aceita a ponto de esquecer a realidade... pq como diz o ditado: saco vazio não para em pé. A Lia só vai cavando sua própria cova, como a Cassie deve ter feito.
    Espero que no final ela compreenda o perigo para si mesma.
    Adorei a resenha!!! =)

    ResponderExcluir
  4. Eu acho esse tema muito bom, estou curiosa para ler, pois ganhei falta receber. A capa é linda e a sua resenha ficou bem descrita, concordo que o livro irá marcar quem ler.

    ResponderExcluir
  5. Eu estou super curioso para ler esse livro! O tema é algo bem forte e é bom saber que mesmo a narrativa sendo densa o livro flui bem, isso me deixou muito mais curioso!
    Depois vou ver mais sobre esse filme!

    ResponderExcluir
  6. Estou super curiosa em relação a esse livro, a história parece ser bem forte e marcante. É um tema diferente do que estou acostumada a ler. E realmente a capa está linda!

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  7. Oiee!
    Gostei bastante desse livro. Apesar de as vezes achar um pouco torturante estar nos pensamentos da protagonista. Nunca tinha lido nada com esse tema. A capa também ficou linda.

    Beijos!

    Máh-Storm of books.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito ler este livro, exatamente por se tratar de um tema mais sério e tão presente na atualidade. Acho anorexia um tema muito sério e é um tema que sem dúvidas tem que ser mais abordado. Achei a capa desse livro maravilhosa e não vejo a hora de poder lê-lo ^^'

    Beijos
    @EntreLeP / @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A capa realmente é muuito linda! Pretendo ler em breve e gostar do livro tanto quanto vc! ^^
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  10. Com certeza é uma leitura bem densa e forte, eu adorei o livro, mas só não gostei muito da forma que ele foi escrito, o filme que você falou ali eu fiquei curiosa para assistir, até porque é uma kristen com mais expressão.


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  11. Aff, eu comentei, mas pelo jeito não foi por isso tô comentando de novo. Bom, essa é minha leitura do momento e estou amando. Achei genial a sacada da autora que em certos momentos opta por uma narrativa bem mecânica. Genial. Genial. Genial. Não conhecia esse outro livro e muito menos o filme. Mas fiquei curiosa.

    Bjão querida!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  12. A capa do livro me chamou a atenção, mas nunca parei para ler a sinopse ou até procurar alguma informação do livro. Enfim, parece o tipo de história que aborda mistérios com um toque de drama, e para mim isso é legal. E além disso tudo ainda te m uma crítica social, o que eu acho ainda mais interessante. Agora deu vontade de ler. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  13. Oi Gil, esse livro parece ser realmente bem denso, mas apesar disso eu tenho bastante curiosidade de ler. Acho que precisamos nos deparar com assuntos sérios muitas vezes, bem como deve ser na leitura também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Assim como a maioria das pessoas, achei que esse livro fosse ser sobrenatural.. quando vi que tratava sobre distúrbios alimentares e li várias resenhas sobre ele, fiquei super encantada e com uma vontade imensa de ler! Quem sabe não consigo ler ainda nessas férias? Seria ótimo!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito desse livro mesmo! Já li e aproveiii! Adoroo a NC.

    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi vários comentários e resenhas sobre este livro, nunca li, mas tenho curiosidade para saber que vai acontecer com as personagens.
    A capa é muito linda!

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Effy!
    Tenho o livro e não vejo a hora de lê-lo! Dá pra perceber que é um livro com um assunto bem delicado, mas com uma história emocionante.

    Beijo,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro! Apesar da narrativa tensa, é o tipo de livro que me atrai pela crítica e pela temática real. Sem contar que essa capa é mesmo muito bonita.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  19. Oi Effy.
    Estou lendo esse livro e confesso que no começo não estava gostando muito, mas depois passei a me acostumar com a narrativa.
    Parabéns pela resenha.
    Beijus.

    ResponderExcluir
  20. Esse tipo de livro não me encanta muito mais gostei da sua resenha e amei essa capa. Quanto ao trailer ele me deixou curiosa.

    Beijos, BRuns
    onetrackformysorrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho muita vontade de ler este livro porque é sobre um tema mais sério e mais forte, temas assim me atraem bastante. Eu adorei a sua resenha, aguçou ainda mais a minha curiosidade.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Achei essa capa super linda! Quero ler esse livro, é um assunto que me interessa bastante.

    ResponderExcluir
  23. Oi flor,
    Estou lendo esse livro exatamente agora e bem achando bem interessante tenho algumas amigas minhas que sofrem deste problema e realmente e bem complicado entender como a cabeça de uma pessoa assim funciona. Quero ver como tudo vai acabar estou na metade agora mas tambem acho que o final feliz não vira...
    bJKS
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Estou bem curiosa sobre esse livro. Como estudante de nutrição, esse tema chama muito a minha atenção.
    Apesar de ainda não ter lido, posso entender a sua reação ao livro, pois esse tipo de tema geralmente é perturbador mesmo.
    Ótima resenha, minha flor!

    Bjinhos!

    Swan
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não tive oportunidade de ler este livro
    Mas é pela falta de tempo
    Pois estou com muita vontade
    E esse tema é bem forte, mas precisa ser mostrado!

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Gostei de sua resenha, o livro me pareceu bem realista. Acho história assim bem interessantes, pois mostram realidades diferentes (e existentes) das que estamos acostumados. Espero pode ler este livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Estou louca para ler esse livro, praticamente todas as resenhas que li sobre ele me deixaram com ainda mais vontade de lê-lo. Os comentários foram quase todos super positivos.
    Logo logo vou lê-lo.

    Adoreia resenha, ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  28. Sinceramente só vi esse livro aqui , e bom a capa não tem nada a ver com o fato dela querer ser magra demais, mas é linda sem dúvidas.
    E como você disse que te marcou , eu vou querer ler também, quem sabe gosto tanto quanto você. rs
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no Livros e Feminices. Voltem Sempre!

Bjkas tuk tuk tuk :*