Estilhaça-me - Tahereh Mafi ( Resenha #68)

Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Capa: ★★★
História: ★★★★ 

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.


Eu estava muito ansiosa pra ler o livro. A história é narrada por Julliet, uma adolescente de dezessete anos, que está presa em um manicômio por ter um dom mortal. Ela não tem contato com ninguém, até que ela ganha um novo colega de quarto, Adam. Ela se mantém desconfiada em relação a ele, mas ele não é um total estranho. É um livro distópico, a sociedade aqui é O Restabelecimento, esse nome explica grande parte da caracterização da cidade. O Restabelecimento tem é um líder, Warner, ele quer Julliete junto a si, para ajudá-lo nessa missão de controle e poder, porém ela não quer machucar ninguém e ele fará de tudo para conseguir o que quer, principalmente te-lá ao seu lado, pois ela passa a ser uma obsessão. Ela não pode tocar, ser tocada, mas será que ninguém será imune ao seu toque? A presença de Adam faz com que alguns sentimentos venham com grande intensidade e cada vez mais Julliet que que Adam a toque.

O livro é narrado em primeira pessoa, a narração da Tahereh é bem peculiar, ela utiliza bastante adjetivos e sentimentos para compor as aflições da personagem e isso deixa a narrativa criativa e singular. A todo momento ela utiliza uma frase pensada e não dita pela Julliet, achei bem legal, mostrando a insegurança, a dúvida, o medo da personagem em falar o que pensa realmente. A leitura é rápida, pois flui facilmente. Todos os personagens foram bem construídos, não só os principais. Adam é apaixonante, no início ele é bem misterioso, nos deixando na dúvida sobre sua real intenção. O Warner, frio e calculista, mesmo sendo "o vilão" ele desperta nossa curiosidade com relação a personagem e suas ações psicóticas. A Julliet, pelo tamanho de seu poder, no início acho que ela poderia ser menos medrosa em alguns momentos, se impor mais. A diagramação, tinha uma ou outra frase sem sentido, fora isso, páginas amarelas e tamanho da fonte bom, páginas amarelas. A capa acho legal, os efeitos e tal, mas o vestido da modelo eu não curti, achei que não deixou a capa tão bonita. No fim, lembrei do filme O Quarteto Fantástico. Queria descobrir mais sobre o dom da Julliet, suas ações e os sentimentos de quem é exposto a tal, mas acredito que isso acontecerá no próximo livro. O epilogo deixa um gancho para o próximo livro, porque agora a Julliet não tem medo, ela está pronta.

Senti que a autora através do livro critica o poder de destruição dos seres humanos, na sociedade, os animais estão extintos, alimentação é escassa, controle total. Querendo ou não, nos faz pensar que esse futuro não é impossível de acontecer para nós.

Onde Comprar Saraiva, Submarino, Fnac e outras com desconto de 11%.
Gostou, adicione o livro no skoob

Quem já leu, o que achou? Quem quer ler?
Compartilhe sua opinião.

36 comments

  1. Oi! Concordo, o vestido não ficou muito legal na capa... O livro parece ótimo, mas ainda assim não tenho muita vontade de ler. Adorei a resenha! Beijos,
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Effy! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo esse livro. E além da escrita magnífica, estou gostando muito também dessa reflexão sobre o futuro da Terra.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Effy!
    Não li o livro ainda mas quanto à narrativa da autora, já achei-a peculiar pelas frases pensadas mas não ditas da protagonista. Uma ideia ótima e que as vezes deve ser um pouco engraçada até (imagino eu).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Effy!

    Eu li esse livro, mas infelizmente eu não gostei. :| Li algumas resenhas bem positivas antes de ler e fiquei motivada, mas quando peguei pra ler... Decepção. :\
    Mas fico feliz que tenha curtido a leitura! ;) Eu não pretendo continuar lendo a série, o trauma foi grande! hahah

    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  6. Tive vontade de ler este livro quando li sua sinopse pela primeira vez, simplesmente porque me lembrou a Vampira de X-Men, que eu adoro!

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  7. Você é a primeira pessoa que explorou a fundo o que a autora quis passar com esse livro, admiro muito isso.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu li mas ainda não resenha porque muita gente faz isso, e realmente é isso ela usa adjetivos pra mostras os sentimentos da Juliette realmente é muito bom e os riscos durante a leitura faz sentido.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ei Effy, estou louca para ler esse livro, acho que essa narrativa peculiar pode ser uma característica muito boa, já que traz originalidade, mesmo que inicialmente pareça uma coisa que confunda.
    Adoro livros distópicos, com esse não seria diferente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Effy!
    Estou lendo esse livro e até agora estou adorando!A Juliette é insegura mas ao mesmo tempo corajosa não é? Acho que a autora foi bastante criativa em criar uma história que se passe em um futuro que pode não ser tão impossível de acontecer.Agora espero que o final também me agrade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Effy!
    Quando o livro chegou, eu passei ele na frente de todos. Não aguentei de curiosidade e li na mesma hora que chegou. E te digo: EU AMEI. De verdade. Eu tinha muitas expectativas e ele foi ainda melhor do que eu esperava. ;D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha, uma pena Estilhaça-me não ter me tocado dessa forma, achei que faltou um pouco para o livro ser bom de fato.

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é muito bom, eu adorei. *-*
    A história é bem interessante e a narrativa é muito original. Estou super ansiosa pelos próximos livros.
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Effy!
    Acabei de ler esse livro essa semana e no início a leitura não fluía muito bem, exatamente por causa da falta de pontuação e frases desconexas, mas aí eu fui percebendo que isso era uma característica da personagem, do amadurecimento dela. Aí sim a leitura fluiu :D

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  15. Estou in love com essa história e doida para ler a continuação. Ainda não decidi meu preferido, pq vamos combinar o vilão é um cara de atitude, rs.

    bjsss

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece querer incentivar uma reflexão por meio da fantasia, acho isso muito legal, não é só ficção por ficção =D

    Adorei o blog, estou seguindo XD
    Beijos
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  17. Será que só eu que não curti esse livro.
    Tipo é Bom livro, amsi não me agradou ^^
    Beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  18. Quero tanto ler esse livro <3333333
    O livro parece que é muito, mas mt bom! Sem falar que o marketing que a Novo Conceito fez em cima dele já é pra gamar né? rs
    Fiquei curioso agora com a narrativa da Tahereh (n sei pronunciar esse nome) ><
    Eu acho a capa mt bonita. E olha onde vc foi colocar defeito; no vestido da Julliet hahaha tinha que ser mulher rs kkkkkkk
    Espero gostar do livro também!
    bjs *-*

    ResponderExcluir
  19. Super ansiosa pra ler esse livro..
    Adorei a resenha..

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li o livro, mas parece bem SINISTRO..Ou não né..Huahsuahs'

    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. A um bom tempo quero esse livro, sua resenha só fez com que minha vontade aumentasse mais. Ótima resenha, obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Desde a primeira vez que li a sinopse, fiquei doida pra ler o livro. Gostei do contexto, e quero a todo custo comprar ou ganhar este livro.
    Sua resenha me instigou mais ainda. Parabéns
    excelente resenha.
    Abs
    Nizete - Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  23. esse livro é um dos que está me deixando maluca para ler.... desde que li a sinopse gostei da Juliette... creio que por lembrar a Vampira de X-Men, por ter que ficar isolada com medo de machucar as pessoas, deve ser um inferno viver assim, e ainda lhe tratam como um animal... por sorte o Adam me parece uma boa pessoa...

    ResponderExcluir
  24. Este livro é sem dúvidas um dos mais comentados atualmente na blogsfera brasileira e tem me deixado com grandes dúvidas. A maioria das resenhas assim como a sua são positivas, porém existem outras que me desanimam bastante. Acredito que só lendo poderei realmente criar uma opinião.
    Concordo com você no quesito capa. O vestido parece feito com glacê de bolo! kkkk'
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Parece ser um otimo livro!! Ansiosa para ler!!

    ResponderExcluir
  26. Louca para ler a história da Juliette e do Adam *-*
    Amei sua resenha
    Beijo*
    http://brunnavieeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Percebi na sua resenha que é um livro bem "adulto" nada de romance açucarado e sim temas atuais. Fiquei bem curiosa pra ler !

    ResponderExcluir
  28. Bem, eu amei o livro! Só sosseguei quanto consegui acabar com ele, foi viciante! E confesso que os 3 personagens principais me agradaram bastante, até o malvado do Warner

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Ouvi muitos comentários deste livro e agora, com sua resenha, tenho MUITA curiosidade para lê-lo. Espero ganhá-lo em sua promoção. Achei muito interessante!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Adoro livros distópicos! ansiosa para ler esse! :)

    ResponderExcluir
  31. Oi Effy! a capa deste livro é muito linda, o livro parecer ser muito bom,ele com certeza vai para minha lista de compra de livros. Adorei a resenha ,beijooos!!!!

    ResponderExcluir
  32. Estou bem curiosa com esse livro. Apesar de sempre ficar com um pé atrás com os primeiros volumes das séries, que sempre são mais descritivos e enrolados, esse me interessa. Gosto bastante dessa temática de poder especiais, desde que não seja um Crepúsculo da vida hehehe.

    Adorei tua resenha e o blog

    ResponderExcluir
  33. Não vejo a hora de ler Estilhaça-me. Eu amo distopias, e o fato de o livro ser narrado em primeira pessoa também me anima, pois sei que me fará sentir mais próxima dos sentimentos da narradora.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  34. Sua resenha é simplesmente encantadora!
    Eu lia alguns comentários que este livro tem continuação

    ResponderExcluir
  35. Estou lendo esse livro desde ontem e simplesmente estou adorando, é difícil de larga-lo para ir dormir rsrs...mais ao mesmo tempo não quero terminar logo pois senão ficarei na espera angustiante do próximo livro rsrs...
    Amei a sua resenha, e concordo com a sua declaração sobre o Adam, ele é mesmo apaixonante.

    Mais uma vez amei a resenha.

    ResponderExcluir
  36. muito bom esse livro, eu ganhei ele numa promoção só falta ele chegar.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no Livros e Feminices. Voltem Sempre!

Bjkas tuk tuk tuk :*