# Resenha 48: Wake - Despertar - Lisa McMann

#
Páginas: 205
Editora: Novo Século
Capa:  ★★★★
História:  ★★★★ 

Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante... "Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." Cassandra Clare 



A história começa quando Janie tem 8 anos, foi quando seu dom apareceu pela primeira vez, mas é com 17 anos que a história realmente começa. Ela mora na parte pobre da cidade e por não ter muito dinheiro, até para comprar comida e roupas novas, ela é humilhada por algumas garotas e por isso não tem muitas amigas, até que a nova vizinha Carrie, torna-se sua amiga. Na escola, Janie aproxima-se de Cabel, um garoto cuja reputação não é muito boa e algumas coisas que ele faz não é certo, mas nem tudo que parece realmente é. A mãe de Janie permanece bêbada durante todos os dias e Janie não se preocupa mais com isso, apenas tenta levar sua vida e os estudos, pois quer ir para a faculdade, por isso começa a trabalhar para bancar seus estudos.

Janie fica vulnerável e fraca, toda vez que sai de um sonho, pois ela é sugada, literalmente, para um sonho alheio e toda vez que alguém dorme perto dela, ela desmaia participando integralmente do sonho ou pesadelo desta pessoa, sentindo as mesmas emoções em questão e mesmo querendo não consegue escapar, pelo menos até que aprenda a controlar, se isso for possível. O enrendo não fica só nisso, em Janie vivenciar os sonhos das pessoas e no romance que surge, há uma trama policial, na tentativa de desvendar quem comanda o tráfico de drogas.

A narrativa é em terceira pessoa e os personagens são ótimos, Janie é forte, decidida e mesmo gostando de Cabel, ela toma as rédeas da sua vida e não fica dependente dele, como algumas personagens (eh garota!). Já Cabel, ele é um fofo, parece um bady boy sensível e com sentimentos, adorei ele, e mesmo quando está afastado de Janie, ele cuida dela sem ela saber. O tempo é contado como em um diário, data e hora e não em capítulos como vemos. Os fatos ocorrem no momento certo e não tudo de uma vez ou só no fim e até quando ela está nos sonhos das pessoas, tudo é bem descrito e não deixa pontas. O mistério é resolvido, assim não ficamos ávidos pela continuação, mas acontece um fato novo na vida de Janie, o que nos faz querer saber como será a vida dela dai por diante. Super recomendo esse livro, o enredo é inovador, e os personagens cativantes. O livro é fino e a leitura flui muito bem. Acho que a capa tem tudo a ver com a história. Do lado da nota tem um coração, pois ele entrou para meus favoritos.

 Soube que vai virar filme. Book trailer para quem quiser conferir, mas está em inglês.



Estava sumida por uns dias, resolvendo umas coisas, mas está tudo ok..
Beijos amores!

24 comments

  1. Parabéns pela resenha Effy! Já li a série Wake e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Effy.
    Essa é uma das séries que tenho vontade de ler pois o tema é bastante interessante para mim! Não é nada parecido com nenhum livro que eu já tenha lido e com certeza irei gostar da história.
    Parabéns pela resenha. Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  3. Essa série é uma das que quero ler faz tempo.
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa, deu pra ver que você gostou bastante mesmo!
    Quero ler ^.^

    Beijos
    http://livrosetsurus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei sua resenha!! Este livro parece ser muito bom e interessante!!
    Fiquei interessada nesta série eu não conhecia!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostei de sua resenha! Acho legal esse coisa toda de sonhos e tal.. Parece ser um livro muito bom... Quero conhecer essa tal bad boy sentimental, deve ser fofinho, haha :D
    Fiquei bem curiosa para ler. Confesso que achava a capa feia, sem-graça, mas agora entendi o por quê do travesseiro ali :P Tem tudo a ver com a história mesmo!



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  6. Minha Linda, como está!

    ADOREIiiiiiiiiiii ... Sempre tive curiosida em relação a essa série e tenho muita vontade de conheçer ela, e depois dessa resenha mais a avaliação de 5 estrelinhas + coraçãosinho fiquei com uma tremenda vontade de ler, mas não sei se um dia vou ler =S Grana curta e muitas séries para completar!

    Boas festas, um lindo Natal, saúde, paz, amor e tudo de bom para você querida!

    Beijinhos
    @AngelKiller_
    Blog Anime Daiki
    http://anime-daiki.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Effy!
    Eu também li que ia ter filme, e que a Miley iria fazer a personagem principal.
    Não falaram mais nada...

    Bom adorei a resenha, essa é mais uma das séries que preciso ler, pra ontem.

    Ai obrigada Feliz Natal pra você, também e sua family.

    Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo
    Das meninas do Obsession Valley
    bbeijos.

    ResponderExcluir
  8. Ah, esse livro é maravilhoso, não?
    É com certeza uma das minhas séries favoritas! Mas o livro que mais gosto dela é o segundo, Fade. E o melhor dele é que as coisas não são perfeitas. Janie tem tantos, tantos problemas. Com sua mãe, o dinheiro e os poderes dela. E isso faz ela ser tão maravilhosa, por que, mesmo com tudo isso, elanão desiste e se empenha cada vez mais em ser melhor.
    E Cabel está quase na mesma. Ele é super fofo, também é cheio de problemas, mas está sempre tentando ajudar a Janie e ser uma pessoa boa na vida :) Sou completamente apaixonada por ele.
    Adorei, adorei a escolha do livro!

    Beijooos Effy!

    ResponderExcluir
  9. Achei essa trilogia legal, mas não a ponto de ser marcada pra sempre pra mim.

    O final dela não é muito fofo, rs mas mesmo assim é uma história encantadora.

    beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, eu amo Wake!
    Pra mim a falta ler Gone, estou esperando sobrar dinheiro pra comprar!
    Foi uma das minhas melhores leituras desse ano!
    E fiquei feliz por você dizer que vai virar filme! *---*
    Adorei a resenha.
    Beijinhos
    Michelle, Minha Bagunça

    ResponderExcluir
  11. Effy, achei super interessante o livro, já havia visto a capa (q não me chamou a atenção), mas não sabia do que se tratava, após a sua resenha até me animei em ler, é um tema bem diferente! Gostei. =]
    Feliz Natal viu, com mtas alegrias, saúde, paz, amor, sucesso e presentes, é claro!!!
    Bjo FRAN

    http://www.misskukuty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Já li esse livro e gostei bastante, mas teve uma coisa que me incomodou MUITO durante a leitura: a narração no presente. Que coisa louca.

    Beijos e feliz natal.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Effy!
    Há muito tempo esse livro está na minha lista, mas sempre adiava a compra dele. Sua resenha me deixou super empolgada com ele, adorei a história com um tema bem diferente :)

    Beijos,
    Bianca - Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  14. Estou aqui para desejar um Feliz Natal, repleto de realizações e muito amor!BJus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Parece muito bom mesmo, mas decidi dar um tempo neste tipo de livro tava lendo uma atras do outro agora as historias estão meio repetitiva pra mim, então ou ler mais livros diferentes digamos assim este ano, mas não desistindo do sobrenatural que amo tanto!

    Beijusss querida que seu natal tenha sido muito bom e que este ano que esta por vie seja maravlhoso....

    ResponderExcluir
  16. puxa achei esse livro fraquissimo ! Mas o segndo é muito bom. Sua resenha está maara!

    ResponderExcluir
  17. Olá, como vai?
    Estou doida para ler este livro faz tempo
    Sei que tem uma serie
    Mas infelizmente nunca tive oportunidade de ler

    Beijos e Feliz 2012
    @pocketlibro
    HTTP://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Estou morrendo de vontade de começar a ler essa série. Além de a história parecer interessantíssima e bastante original, só leio elogios dela pela blogosfera. Espero ter a oportunidade de ler a série em breve! :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Capa liiiiiiinda, :)
    tô com vontade de ler esse livro já... ai meu deus, estou com uma lista enorme de livros hahahaa
    beeijos,

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Já vi muitos comentários contrários sobre a série mas ainda não tive vontade de ler.
    Pela sua resenha parece que você gostou mesmo do livro.
    Não sabia que haverá filme da série.
    Bjs.

    ---- Leituras&Fofuras ----
    http://www.leiturasefofuras.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Gil!
    Eu amo a trilogia Wake!!! Fade é o meu favorito pq tem mais ação. Não sabia que vai virar filme e acabei de ganhar o meu dia com isso. =D
    Espero que você goste dos próximos livros. Vou aguardar as suas resenhas.
    Beijos e Feliz Ano Novo!!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá!!

    Passando Rapidinho para olhar as novidades do seu blog e Desejar, um Belo e Ótimo 2012, Saúde, Amor, Paz e tudo de ótimo!

    Muitos Livros e ótimas Leituras =D

    Beijokinhas
    @AngelKiller_
    Blog // Anime Daiki

    ResponderExcluir
  23. OI QUERIDA! COMO SEMPRE, ÓTIMA RESENHA! JÁ VI OPINIÕES BEM DIVERGENTES SOBRE ESTA SÉRIE, MAS PRINCIPALMENTE NEGATIVAS E POR ISSO ACABEI DESANIMANDO...

    VIM TAMBÉM TE DESEJAR UM FELIZ ANO NOVO, CHEIO DE REALIZAÇÕES, SAÚDE, PAZ, FELICIDADE, SUCESSO E TUDO QUE HÁ DE MELHOR!

    BJINHOS!

    Swan
    @swannx
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  24. Oi Gil *--* Fizemos um meme e incluímos seu blog nele! Se quiser participar aí vai o link (http://verbologiapink.blogspot.com/2011/12/meme-2011-literario.html)Bjinhux <3

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no Livros e Feminices. Voltem Sempre!

Bjkas tuk tuk tuk :*