# Resenha 47: O Arquiteto do Esquecimento - Marcos Bulzara

Páginas: 467
Capa: ★★★★
História: ★★★★
Conheça a impressionante história de Doran Visich. Ele sobreviveu milagrosamente aos campos de concentração nazistas e transformou-se no gênio por trás da maior criação da indústria farmacêutica mundial: uma droga capaz de apagar a memória humana. Mesmo depois de vencer inúmeras barreiras, ganhar milhões e conquistar posição de destaque no mundo da ciência, ainda existe uma culpa que o prende ao passado e o impede de ser feliz. Até o dia em que ele finalmente conhece a verdade que buscou por mais de cem anos! O Arquiteto do Esquecimento revela uma trama visceral e emocionante. Você será arrebatado numa história de ódio e perdão; de perseverança e resgate; de esperança e salvação.


O livro é dividido em cinco partes, a primeira parte nos conta a história do personagem, Doran Visich quando era criança, como era sua vida na convivência de seus pais e seus irmão, todos Judeus e moravam na Polônia. Ele tinha mais dois irmãos, um menino (mais velho) e uma menina (mais nova), Doran era muito mais apegado a sua irmã, Constantine, e essa relação tornou-se mais forte depois de um acidente, isso sempre o afligiu, pois culpava-se pelo ocorrido. Ele era três anos mais velho que ela, e sempre a protegeu. Quando ele achava que tudo estava bem, ele nunca poderia ter imaginado que sua vida mudaria para sempre. A Polônia foi invadida pelo exército nazista e a dor e morte passou a fazer parte da sua vida daquele dia em diante. Ele foi separado de sua família e passou a viver nos campos de concentração, até se envolver em uma trama que iria além das transgressões da Segunda Guerra.

Doran sempre foi inteligente, além de falar Polonês, também falava Alemão, e isso o ajudaria futuramente. Anos depois ele passou a trabalhar em um laboratório e desenvolveu o D45 Amnol, uma droga sintética que provocaria efeitos surpreendentes e por conta disso traria alguns riscos na vida dos envolvidos. Ele conheceu Isabel, a filha de seu chefe no laboratório, e depois de conhecê-la e ajudá-la, passou a crescer um sentimento entre eles. Durante todos esses anos, ele nunca esqueceu sua irmã, Constantine, pensava em reencontrá-la e  somente a esperança o mantinha motivado. Além disso, ele nunca se esqueceu da promessa que fez a ela, que ao ter uma filha, esta teria o mesmo nome de sua irmã. O fim foi emocionante, não é nada previsível, quando percebi estava com os olhos marejados.

O título, capa e contra-capa tem tudo a ver com a história, que foi muito bem construída. Gostei muito do personagem do Doran, sua inteligência e discernimento o ajudaram a sair de muitas situações. Algumas coisas  foram bem exploradas, mas acho que faltou falar mais o que realmente aconteceu com a Constantine, exceto isso, achei que tudo foi bem explicado. Normalmente vemos títulos nacionais, em folhas brancas, mas esse, as folhas são amarelas, o que auxilia a leitura, principalmente para quem lê a noite.

O livro fala um pouco sobre a invasão nazista, tem tramas, perseguições, esperança e pra quem gosta dessas características em uma narrativa, o livro é bem recomendado.

Onde comprar: Livraria do Selo


Image and video hosting by TinyPic

Espero que tenham gostado desta resenha de mais um livro nacional.
Bjokas!


12 comments

  1. Eu sou apaixonada por temas relacionado ao Nazismo falou nisso tô dentro..

    Desde quando li atrás do marcador me interessei muito por esse livro e espero poder desfrutar de suas páginas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Effy! Já li O Arquiteto do Esquecimento e amei! Chorei litros com esse livro! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou doida com este livro há um tempo, pela capa e pelo título (que chamaram MUUUITO a minha atenção). Gostei da resenha, vou procurá-lo! Adoro livros nem um pouco previsíveis, hahaha. Beijos!

    Rachel Lima - Corujando

    ResponderExcluir
  4. oown quero ler esse ! me parece muito bom mesmo! sobre o nazismo eu já li A menina que roubava livros e O diário de Anne Frank, ambos excelentes! Beeijão, a resenha ficou ótima;

    http://papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser bonito, com uma mensagem legal. Nunca tinha lido nada sobre ele, fiquei curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olha, livros com temática história. E fala sobre o nazismo, eu acho isso bem interessante, pois enquanto você se diverte com a leitura, acaba aprendendo também, né?
    E aí Effy? Tudo bem? Anda sumida de lá! Então vim te procurar! ASUHAHSUA :)

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. oi amiga, saudades...
    Eu não sei se esse seria meu tipo de livro, mas como vc mesmo disse quem gosta desse ser uma ótima recomendação.
    Parabéns pela ótima resenha!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Fui me empolgando a medida em que lia a sua resenha. Gostei mais ainda por saber que é nacional!!! Quero muito ler, acho que vou me dar de presente de natal! =D
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga parceira passando pra mandar um beijão... ótima postagem...

    ResponderExcluir
  10. Desde que vi o booktrailer deste livro fiquei tentada a comprá-lo.

    Adorei a resenha, pretendo pesquisar mais sobre ele para ver se realmente vale à pena.


    Bia | Blog Livros e Atitudes

    #Promo: Harry Potter é pra sempre! Participe!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gil <3
    A capa do livro não chamou minha atenção, mas o enrendo sim!
    Adoro esse tipo de estória, além de nos entreter, enriquece nosso conhecimento *to filosofando*
    Achei o Dan o cara *O*
    quem dera eu fosse parecido, e fala essas linguas *chora*
    Assim, pela resenha, n parece um assunto de fácil entendimento, ou eu to errado? O_O
    é um livro pra se ler devagar e sempre atento.

    bjs!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Effy querida!
    Não conhecia o livro, mas já começo dizendo que amei a capa *.*
    Como uma boa fã de Historia, já fiquei interessada pelo livro. A história nazista é algo que meche muito comigo, e com muitos, tenho certeza, então fiquei bem curiosa sobre o que o livro conta. Os autores brasileiros estão fazendo trabalhos ótimos, né?
    Bjão!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no Livros e Feminices. Voltem Sempre!

Bjkas tuk tuk tuk :*