Entrevista #2 : Eliane Quintella

Oi  gente!
Vamos conhecer um pouco sobre a Eliane Quintella, autora de Pacto Secreto


1-      Qual foi a reação de sua familia, quando decidiu realmente ser escritora? Te apoiaram ou alguns te criticaram? Confesso que a decisão não foi fácil no meu caso, pois eu tinha uma carreira sólida como advogada. Além disso, outra dificuldade foi o fato de eu gostar de Direito. Acho realmente muito interessante o estudo de Direito, por isso mesmo, logo que me formei pela PUC/SP em 1998, já entrei para o mestrado na mesma Universidade. Assim, eu tinha de uma lado da balança, uma profissão que eu gostava, um bom salário, um bom emprego e muita experiência na área, e, do outro lado da balança, eu tinha uma profissão que eu sempre amei, mas que nunca havia realmente apostado sério, com um futuro incerto e indefinido, repleta de obstáculos, os quais sabemos são difíceis de superar. Por isso, a primeira pessoa a quem eu tive que convencer para dar esse mergulho no escuro foi eu mesma. Afinal, não é fácil do dia para noite você, que está acostumada a um certo padrão financeiro, reconhecimento e estabilidade, mergulhar em uma profissão nova na qual você sabe que poderá não ganhar nada, realmente nada, tão cedo. Aliás, nesse sentido foi muito curioso para mim ler em algum blog (sinceramente não lembro qual) que eu escrevi uma saga, ao invés de um livro só, para ganhar mais dinheiro. Quando li isso pensei: "Algumas pessoas não fazem mesmo ideia da dificuldade que o escritor brasileiro estreante sofre. Até parece que pensei em dinheiro, se tivesse pensado não estava aqui". 
Bem, depois que escrevi Pacto Secreto, fiquei um ano amadurecendo a ideia de largar tudo para me dedicar integralmente à escrita. Foi assim que, após muita reflexão e a publicação do Pacto Secreto, pedi demissão. Atualmente, dedico-me integralmente à carreira de escritora. 
É claro que antes de largar tudo conversei com minha família e as reações foram diversas. A primeira pessoa que comuniquei, até porque sofreria o imediato impacto da minha decisão, foi meu marido. Ele felizmente apoiou-me integralmente. Depois disso, conversei com minha mãe e irmãos e lembro-me que minha mãe e irmãs ficaram preocupadas com meu sustento, alertaram-me sobre as dificuldades que enfrentaria e que, de fato, estou enfrentando, mas depois apoiaram-me, já meu irmão, tal como meu marido, logo apoiou-me nesse meu sonho antigo que nunca me abandonou, que é ser escritora.

Apesar desse cenário sombrio que todos falam muito, eu sou otimista. Eu realmente acredito que se fizermos aquilo que nós amamos não tem como dar errado. Por isso, sigo confiante nessa minha decisão, certa de que uma hora eu olharei para trás e acharei graça dos medos que enfrentei.

2-      O  que te motivou a escrever sobre o tema? Vc pesquisou algo para escrever Pacto secreto? Sem dúvida alguma foi a minha infância que me motivou a escrever sobre o assunto. Desde pequena, apesar de não ser muito convencional, vamos colocar dessa forma, eu assistia com meu pai a filmes de suspense e terror, como: A Profecia, O Retrato de Dorian Gray, Triângulo das Bermudas, Um corpo que cai, Festim Diabólico, entre outros. Meu adorado pai também generosamente me cedia seus livros de suspense e mistério, os quais eu devorava pelas noites em meu quarto. Portanto, escrever PACTO SECRETO, e a continuação da saga PRAZER SECRETO E HISTÓRIA SECRETA, foi muito natural para mim. São reflexos da inspiração que cultivei em minha infância.

Quanto à sua segunda pergunta, a resposta é afirmativa, eu pesquisei bastante, mas o processo também é natural. Em um determinado momento, você está pesquisando na internet sobre Pacto com o Diabo, então, após ler muitos textos de gozação, encontra um texto sério e acha interessante, segue para querer saber sobre satanismo e depois sobre luciferianismo e uma coisa puxa a outra e  por aí vai. Larga a internet e começa a ler livros sobre o assunto, como os livros maravilhosos de Adriano Camargo Monteiro e de Morbitvs Vividvs e a pesquisa vai longe, muito longe. Você passa a compreender a filosofia que está por detrás da religião e parte para Nietzsche e Ayn Rand. É maravilhoso estudar e você não se cansa.

3-      Você enfrentou muitas dificuldades para publicar o seu livro? Acredito que a espera em obter as respostas das Editoras é a pior tormenta para o escritor ansioso, como eu. Felizmente, a Novo Século demorou apenas quatro meses, o que não é muito, considerando o prazo das demais, e fechei logo o contrato. Depois, há uma nova espera para publicação. Nesse processo todo, você aprende que precisa ter uma dose boa de paciência.
4-      Ao escrever um livro com tema sobrenatural, você tem ou teria vontade de escrever outros gêneros?Se sim, quais? Eu gostaria de um dia escrever uma história de suspense, que não tenha viés sobrenatural, mas a verdade é que me encanta as infinitas possibilidades criativas do universo sobrenatural.

5-      Voce tem algum tipo de ritual para escrever, um lugar, um momento, trilha sonora? Meu único ritual é o silêncio. Eu preciso dele para me concentrar.

6-      Literatura brasileira vem crescendo diante dos olhos de nós leitores, o que vc acha que falta para que este processo seja ainda maior? Acho que os livros são muito caros, assim o Ipad e o kindle irão ajudar nesse processo, por torná-los mais baratos e acessíveis ao grande público. De outro lado, eu não acredito que a dificuldade seja apenas do escritor nacional, mas, sim, do escritor estreante, seja ele nacional ou estrangeiro. 
7-      Qual sua principal dica, para quem sonha em ser escritor e está apenas no começo? É preciso que realmente ame escrever. Se você já tem esse amor, metade do caminho está completado. Para outra metade, eu recomendo que você realmente se desprenda de quaisquer amarras para que possa escrever boas histórias. E, finalmente, que não se coloque como "vítima do sistema", ao invés de perder tempo com isso, lute de verdade pelo que quer.

8-      Obrigado Eliane e para finalizar, nos conte um pouco sobre as novidades sobre seu livro ou futuros projetos? Bem, estou ansiosa para que a continuação da saga PRAZER SECRETO e também o último livro da saga, HISTÓRIA SECRETA, não tardem para ser publicados. Agora que finalizei a saga da Valentina, estou estudando sobre transtornos psiquiátricos, pois quero escrever um suspense que aborde esse assunto. 


 Desde já, Obrigada! Sou eu quem lhe agradeço, Gil, pela entrevista deliciosa e pela promissora parceria.


Aqui o site de Pacto Secreto
Quem quiser conferir a minha resenha de Pacto Secreto
Quem quiser adicionar o livro no Skoob
Twitter da Elianne




Realmente deve ser difícil, ter uma carreira já consolidada e depois seguir em outro caminho, além de coragem é necessário realmente querer muito o que se estar por fazer. E o apoio da família conta muito nessas horas. Sempre tem um sem noção, caso um autor escrevesse toda sua história em um único livro, este ficaria imenso e talvez até cansativo, ao dividi-los cria-se a expectativa do próximo e melhor assimilação também..Participo da mesma opinião, sobre as infinitas possibilidades do universo sobrenatural, acho que nunca vou me cansar do gênero rs.


Transtornos Psiquiátricos + Suspense =  curiosidade iminente rs


Fica a dica da Eliane, ótima por sinal, para quem deseja ser escritor ou quem já é, mas está no começo.
Fico na torcida para que Prazer Secreto e História Secreta sejam logo publicados e que façam muito sucesso!


Adorei a entrevista, Obrigada Eliane *_*


Beijos, espero que tenham gostado, tanto quanto eu!

9 comments

  1. Muito boa a entrevista, gostei bastante!

    Nossa, eu trabalho com advogados e sei o quanto a carreira é diferente de escritor. Apersar de terem livros imensos, são todos de leis. rsrs

    Também estou ansiosa para este livro dela com transtornos psíquicos, pretendo ser psicóloga (mas nada confirmado) pois adoro essa área.
    Beijos

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  2. Sou mega fan da eli") Adorei a entrevista muito sucesso pra vcs!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro da autora
    Mas sempre leio coisas positivas a respeito
    E a entrevista esta fantastica
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei ler Pacto Secreto, a capa ficou linda e a história é incrível!
    Sem contar que a autora é muito atenciosa e simpática!

    (Me ajude a ganhar um livro surpresa, comente nessa resenha http://euliedivulgo.blogspot.com/2011/09/compartilhando-resenhas.html#disqus_thread para que eu possa levar mias um livro para minha estante, é só até amanhã)

    ResponderExcluir
  5. Adoreei a entrevista, muito bem desenvolvida Gil! ;D

    O livro da Eliane é maravilhoso, a história é diferente e bem gostosa de se ler. Que tenso, ela abandonou a carreira de advogada para se tornar escritora, quer dizer, é bom para nós leitores que podemos prestigiar esse história !

    Os autores nacionais realmente estão ganhando seu espaço e espero que isso se estenda ainda mais..

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista e parabéns pela parceria!
    Morro de vontade de ler o livro dela!

    Beijos.

    Lari
    [booksandwhatever.blogspot.com]

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Adorei a entrevista ficou ótima.Parabéns.
    A Eliane é super simpática e tem muito talento como escritora,gostei muito do livro dela.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  8. Comecei a ler Pacto Secreto ontem, e por enquanto estou gostando. A Eliane é muito querida, a entrevista ficou ótima. Haja coragem para largar tudo como ela, não? Mas isso só faz valorizar ainda mais, ver a pessoa correr atrás do que sonha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde querida... =D

    Desculpe a ausencia por aqui, muito livro para ler e estudos.

    Adorei a entrevista com a Eliane ela é uma fofa *O* e seu livro é ótimo!

    Quando puder de uma passadinha no blog e veja se quer participar das promoções que estão rolando por lá, logo farei mais promoções!

    Beijos Beijos ;**
    @AngelKiller
    Blog/http://anime-daiki.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no Livros e Feminices. Voltem Sempre!

Bjkas tuk tuk tuk :*