# Resenha 31: A Guerra das Sombras - Vol. 1 - O Livro de Dinaer - Jorge Tavares

Editora: Novos Talentos (Novo Século)
Páginas: 424
Capa: 
História: 

Sinopse: A Guerra das Sombras é um livro de aventura, passado em um universo fantástico. Em suas páginas, estão descritos dois grandes conflitos que se desenrolam concomitantemente. O primeiro, e mais evidente deles, dá-se entre reinos de homens mortais. Paralelamente, acontece um embate oculto entre forças sobre-humanas. E é nas conseqüências de ambos os embates sobre a vida de Rairom Guenor e de seu irmão Tairom que se encontra o foco central da narrativa. Em A Guerra das Sombras discute-se até que ponto está nas mãos dos homens o seu próprio destino. É a história do confronto do ser humano, mortal e frágil, contra desígnios e poderes bem maiores que os seus.







A Guerra das Sombras se passa em uma Era Medieval, onde são comuns conflito pelo poder. O Continente era divido e cada lugar tinha um senhor ou filhos, do Fogo, da Água, Vento, Aço, Tempo, achei isso bem legal. Larcon passa a ter um poder para que possa destruir uma terrível besta, porém se perdeu pela cobiça do poder que fora incumbido, poder este momentâneo e após este episódio, tornou-se o senhor das Terras das Sombras. Zairom Guenor, tornou-se herdeiro do trono dos filhos do fogo ao casar-se com a irmã de Larcom, estes tiveram Tairom, mas Zairom tinha um filho, Rairom. A família não matinha relações com Larcom, mesmo ele sendo o Imperador da Terra das Sombras, pois este, nutria ódio de Zairom e sua irmã.

Anos depois, os garotos estavam crescidos, Rairom iniciava seus estudos, queria ser mago e ele tinha talento, em meio a seus testes, conheceu Lisian, neta de seu mestre Diom, grande e poderoso mago. Em meio a calmaria, a casa de Zairom, filho do Fogo, fora invadida, não houve muito tempo e o que antes era calma, tornou-se um inferno. Os garotos tiveram que fugir, mas tinham ao seu lado Sironiel, Líder das tropas e fiel ao seu senhor. É interessante a história de Sironiel, logo ele ocupou o cargo de líder das tropas de Zairom (só lendo pra saber). Rairom havia descoberto algumas coisas, porém era difícil de aceitar, pois não era apenas uma guerra de exércitos inimigos, era muito além do que imaginara, pois mal sabia ele, que havia começado duas guerras, a dos homens e, bem, de seres que vai além da imaginação. E que ele, era a chave, porém até que ponto ele teria controle de sua vida, quando esta, já tinha um propósito? E se aproximando do fim, temos um narrador onisciente, que narra a sua visão, o que se passa com os garotos, mas como ele poderia saber de tudo? Os meninos estavam cansados, tristes e o pior, a esperança por um fio.

Confesso que o livro superou minhas expectativas, o autor Jorge Tavares está de parabéns, pois ele criou, uma história dentro da própria história, criou um passado, um mundo, toda uma história ancestral, que de tão rico de detalhes, tive a sensação de ser real. Alguns personagens questionavam-se sobre a vida, a coragem, natureza, que nos faz pensar também, tudo bem inserido na história. Gostei bastante dos personagens, bem construídos, assim como estrutura e narrativa, uma coisa sempre leva a outra e no fim tudo se encaixa, pelo menos arte de alguns mistérios. Agora me pergunto como deve esta Rairom? (doida) rs. São muitos os personagens, se for uma leitura dispersa, a pessoa pode ficar "perdido" até habituar-se com todos os personagens, mas nada que uma leitura concentrada nos primeiros capítulos não resolva. Teve umas coisinhas que me deixaram triste, espero que não seja como realmente pareceu que foi rs. O livro me lembrou o Feudalismo, os Feudos, vassalos, escravos.

Já vi algumas pessoas comparando o livro com O Senhor dos Anéis, mas como este eu não li, então posso dizer que não fui influenciada, ou seja, nada a comparar.  E quando achei que a guerra havia terminado, surge um novo Elo, mostrando que a guerra é apenas um capítulo.

E para quem gosta do gênero medieval, disputas pelo poder, guerras e ainda mesclado com magia, super indico o livro, ele é ótimo!

Espero que tenham gostado! Desde já, agradeço os comentários ^^
E muito obrigado ao Jorge Tavares, pela confiança em iniciar uma parceria!
Quem quiser adicionar o livro no skoob

☆ Beijos Lovers 

16 comments

  1. Parece ser muuuuito bom!!
    já entrou pra minha Estante! ;)

    http://estanteseletiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Primeiro de tudo, eu adorei a capa!! Muito bonita!

    Gostei da sua resenha, gosto de livros assim, fiquei curiosa pra ler! ;)

    Beijos!

    http://livrosetsurus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amo livros situados em outras épocas. E a Era Medieval é super empolgante. XD
    Agora fiquei curiosa, falou tão bem da elaboração da historia. É muito importante o autor saber nos situar e ter a mente criativa para saber dá detalhes tão ricos.
    BJ!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Effy! Já li A Guerra das Sombras e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. oi Gil xD
    Primeiro que capa massa né? *O*
    Na verdade vc só deu 3 estrelas pra ela, então vc n deve achar isso tudo ASIUAIUSIUAUIS
    Morri com a estória, OMG!
    Era medieval, preciso dizer mais alguma coisa?
    o Zairom quis homenagear a si mesmo quando escolheu o nome do filho dele né? Só trocou uma letra kkkkkk
    E se for como dizem igual ao senhor dos anéis n irei gostar. Acho a leitura dele mt cansativa.

    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Adoro livro medievais!
    A capa chamou totalmente a minha atenção!
    Amei!
    =D
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite querida...

    A capa é bonita mas não é como se pode dizer "Tão" bonita ;)

    Você deu 5 estrelas pela história, deve ser muito boa mesmo! Adorei a resenha^^

    Beijos ٩(●̮̮̃•̃)۶
    @AngelKiller
    Blog/http://anime-daiki.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. 'Era medieval', já me conquistou ai! Adoro essas histórias nordicas! Não conhecia o autor *vergonha*, mas parece ser realmente bom o livro! Adorei a resenha Effy! Parabéns, ficou ótima!

    Beijos!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha deste livro, quero lê-lo,
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. eu ja li esse livro e também superou minhas expectativas, realmente pra quem é fã de senhor dos anéis, é um prato cheio.
    beijos amiga linda!!!!!!!!!!!
    bom fim de semana viu

    ResponderExcluir
  11. ain já me concquistou com ERA MEDIEVAL eu amooo tudo relacionado a esse tempo; quero ler o livro parece ser ótimoo
    beijooos

    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  12. Gosto bastante desse gênero de leitura, cheio de guerras, história e tal.
    Adorei sua resenha, me deixou com mais vontade de ler. Confesso que a capa não me atraia muito ahuaha

    Beijos,
    Abrigo Literário.

    ResponderExcluir
  13. Effy, só tinha lido uma única resenha sobre esse livro, que nem me deixou muito interessada. Mas o fato de você citar que o autor "criou um passado, um mundo, toda uma história ancestral, que de tão rico de detalhes, tive a sensação de ser real" me deixou bem mais curiosa, por que, por mais que os livros sejam bons, poucos autores conseguem fazer isso.

    Não sou muito fã de época medieval, mas também não desgosto, fiquei bem curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu tentei ler a série, mas comecei pelo segundo :/ Então não consegui ler. Espero poder conseguir um dia.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro. Além de ser medieval, a história parece ótima. *-*
    Sua resenha me deixou mais curiosa ainda...
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Autores Brazucas estão se superando. Tenho vontade de ler esse livro, mesmo não sendo a meu gosto.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no Livros e Feminices. Voltem Sempre!

Bjkas tuk tuk tuk :*