A Filha da Minha Mãe e Eu - Maria Fernanda Guerreiro (Resenha #110)

Páginas: 288
Editora: Novo conceito
Capa:  ★★ 
História:  ★★

Skoob

Sinopse: Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um. 

A Filha da minha mãe e eu, é um drama familiar, a história conta a vida de Mariana (Filha), Helena (Mãe), principalmente. A história vem desde o comecinho, quando Mariana era pequena, junto com Guga (irmão). Ela sempre achou que a mãe gostava mais de Guga, e que ela era rejeitada, que sua mãe sempre discutia com ela e é isso que a história vai mostrando, ela vai crescendo e cada vez mais estão distantes uma da outra. Elas sempre discutem, e Mariana sempre tentando pensar, entender, o porquê da animosidade da sua mãe.

Este enredo familiar trouxe dramas reais, que pode acometer uma família. Além do que, contou toda a vida da família e aos poucos vão surgindo as respostas, do porquê da falta de jeito de Helena com Mariana, do porquê ser reservada. Não cheguei a me cativar por nenhum personagem. A diagramação segue com boa formatação, favorecendo a leitura. Mas sério, achei que foi drama demais para uma família só, teve tudo, abandono, abuso, drogas, separação, uma ponta de homosexualidade, depressão, tentativa de suicídio, sem falar que há mais uma coisa, que não vou(não posso) contar, pois seria um spoiler. Não estou dizendo que isso não pode acontecer na realidade, todos os problemas recaírem em uma só família, mas poh, parece que a autora quis falar de tudo. Não estou dizendo que é desinteressante esses assuntos, mas achei que foi demais e com isso minha leitura não foi tão prazerosa. Claro que tem emoção, sentimentos, então quem gosta de um enredo mais dramático, pode gostar mais do que eu. Não estou dizendo que não gostei, mas cada pessoa reage de uma forma diferente, o que para mim pode ter sobrecarregado a narrativa, para outras pessoas não, então vale a leitura, para tirar sua conclusão.

Onde Comprar: Fnac / Saraiva

Top comentarista Raffle
Alguém já leu? o que achou? Pretende ler?
Beijos 

9 comments

  1. Oi Effy.
    Eu tô com esse livro para ler, mas ainda não me senti no "espírito" certo. hahaha
    Mas não sabia que tinha toda essa bagagem. Essa família é imã de encrenca? hahaha
    Quanto a se sentir rejeitada pela mãe conheço alguns casos. Muitas vezes nem é. hahaha
    Gostei da sinceridade.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Várias pessoas não gostaram tanto desse livro que eu fiquei meio desestimulada para ler. Mas vou fazer como você disse ler e tirar minhas próprias conclusões. :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Oi, Effy!
    Nossa, quanto drama! Acho que preciso estar num espírito dramático pra ler esse livro. Parece que a autora exagerou um pouco ao utilizar todos os tipos de problemas numa família só né?

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que não tô numa vibe boa pra ler um livro dramático agora. Entendo vc perfeitamente. rs

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  5. Hey
    Esse livro super divide opiniões, né?
    Eu ainda não tenho vontade de ler, estou fugindo de dramas HAHAHA
    Gostei da sua sinceridade.

    Mas desejo todo sucesso para a autora.

    bjs e um bom feriado
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Primeira resenha que leio do livro.
    Eu sou fã de dramas então estou na espectativa de nã oachar tudo isso que você achou.
    Espero que a história me agrade.
    Vou ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. Meu momento realmente não é ler dramas agora, rsrs.
    Mas achei a sinopse interessante, e fiquei curiosa para ler o livro só pela sua opinião sobre os fatos.

    ResponderExcluir
  8. Eu já li o livro e gostei muito, é verdade que foram muitos assuntos diferentes tratados de forma quase superficial, mas gostei da narrativa do livro e forma como a escritora escreve, comecei a ler e não consegui parar.

    @luci_eleoteria

    ResponderExcluir
  9. Oi flor,
    Como anda faz tempo ne?
    Então ainda não li esse livro mas espero ler logo.
    Bjsss
    Raquel Machado
    LEITURA kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no Livros e Feminices. Voltem Sempre!

Bjkas tuk tuk tuk :*