O Sonho de Eva - Chico Anes (Resenha #73)


Páginas: 304
Capa: ★★
História: ★★

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.


Eva Abelar, é uma pesquisadora dos sonhos, mas precisamente sonhos lúcidos, onde a pessoa tem a possibilidade de ter consciência real dentro do sonho e aproveita-lo. A história começa com a misteriosa morte de Anna sua irmã e do sequestro de Joachim, seu filho. Eva é chamada para trabalhar em uma grande empresa, a Yume, que está desenvolvendo um novo jogo, onde os jogares podem participar virturealmente deste e para isto as pesquisas da Dra. Eva tende a colaborar com o projeto. Suspeitando da Yume no sequestro do seu filho, Eva e Alec, seu amigo e um pouco mais, de todas as horas, estão na tentativa de descobrir se esta suspeita é verdadeira ou não. E é no meio de tudo isso que surge novas suspeitas e revelações, além de um grupo conspirador, querendo poder e uma guerra silenciosa.

A Yume é localizada em Pequim, o que explica os ideogramas Chineses na capa do livro. As instalações é chamada de bunker, nome que recebia o complexo nazista onde Hitler(odeio escrever o nome dele em letra maiúscula) se escondia durante a guerra. Acho que tem a ver com um detalhe que é melhor ler e descobrir, certo?!. O livro é narrado em terceira pessoa, e é por meio desta que conhecemos algumas histórias intercaladas do enredo que envolve a trama. O enredo é super inovador e envolvente, os personagens têm suas características que revelam toda uma importância na história. A diagramação contribuem para a leitura, desde as páginas amarelas, tamanho da fonte, até a revisão do texto. O autor, Chico Anes, está de parabéns por inovar em seu enredo, proporcionando uma leitura fluida e envolvente, salientando o quão fissurados somos para novas tecnologias, que nos moldam e nos deixam viciosos. Recomendo o livro, principalmente para quem gosta de enredos inovadores, trazendo na medida, doses de mistérios, sem falar pra quem gosta de uma ótima leitura nacional.

Gostou?Adicione o livro no Skoob
Onde Comprar (Submarino 21,16 / Saraiva 22,61) com desconto

Bom Recesso para vocês! Só estarei on, provavelmente segunda.
Beijos!

33 comments

  1. Parabéns pela resenha. :)
    Todo mundo fala tão bem desse livro, apesar que já vi resenha negativas também, eu ainda não li o livro, mas em breve vou ler e quero tirar tirar essa dúvida se ele é mesmo bom, já que o tema é inovador.
    Sucesso ao blog
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Acho incrível a escrita do Chico!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  3. Ai essas resenhas positivas sobre esse livro me deixam de faniquito...
    Eva vai ter que rebolar um bocado para resolver todo o mistério... e pior que ainda vai ter de lidar com o sumiço do filho... nãoé uma boa mistura...
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do livro, As vezes me confundo com livros que tem histórias intercaladas, mas pela maneira com que você colocou na resenha dever ser fácil de diferenciar uma história da outra

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Effy. Esse é o próximo livro da NC que vou ler e posso dizer que a ansiedade aumenta a cada resenha. Saber que existe esse lado inovador na história dá para perceber que é uma leitura incrível.

    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Exatamente!! Adorei os pontos trabalhados pelo autor!! Nos mostrar que o consumismo da sociedade tem algo por trás!

    Um ótimo escritor brasileiro!



    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Effy : ) O livro parece ser muito bom para ler, do tipo que proporciona aventura ao leitor. Pela resenha deu vontade de ler.

    http://www.soentrenosmulheres.co.cc/2012/06/votem-em-mim-no-concurso-crazy-for-you.html

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Effy! Estou ansiosa para ler O Sonho de Eva! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie Effy
    Eu estou super curiosa para ler esse livro, já que todos falam que o mistério prende o leitor de jeito.Ainda mais por ser um nacional tmb. A NC tem arrasado nos lançamentos nacionais.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Estou realmente ansiosa para ler esse livro,
    O enredo me encantou e o autor dividiu tudo tão excelentemente bem, pelo que me parece.
    Ótima resenha.

    Beijoos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho o livro, mas ainda nem li. Estou planejando ler nas férias.
    O enredo me parece ser diferente de tudo que já li e, além disso, para abranger questões críticas.

    E, melhor ainda, é nacional! \o/

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  12. Estou super afim de ler este livro,
    e fico muito feliz de ser nacional.
    Cada dia nossos escritores nos brindam com mais
    um excelente livro.
    Parabéns pela resenha.

    Bjos!!

    Cida

    http://www.moonlightbooks.net

    ResponderExcluir
  13. A princípio a capa chamou mais a minha atenção do que a própria sinopse, só depois de ler algumas resenhas é que fiquei curiosa para ler O sonho de Eva, mas não faço ideia de quando lerei o livro =x

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha. Esse é um livro que me chama e uma das próximas leituras. Todos que vi fazendo resenha dele dissera que o autor está de parabéns mesmo!^^
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse livro me deixou com um pé atrás logo que o recebi, mas ando sentindo mais vontade de lê-lo ultimamente... Ele provavelmente será o próximo dos da NC *-*
    Beijãão

    blogcabelosaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi querida! Nossa gostei bastante da resenha. Confesso que já tinha ouvido falar do livro em vários lugares, mas nunca parei para ler uma resenha ou a própria sinopse e agora estou arrependida e surpresa ao mesmo tempo! Não imaginei que o enredo seria de tamanha magnitude! Pensei que seria no máximo um drama sobre Eva. rsrs.
    Adorei!
    Ótima resenha e tem postagem nova lá no blog, dá uma olhadinha?
    Beijos.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Effy!
    Ainda não li esse livro e a sua foi a primeira resenha que eu parei pra ler. Até agora eu não sabia do que se tratava essa história e confesso que fiquei intrigada para ler o livro o mais rápido possível.
    Tão bom quando a gente descobre que o autor de um ótimo livro é nacional, né? =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Definitivamente eu adorei a resenha, eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, mas nenhuma me deixou interessada, agora sim eu to com vontade de ler esse livro, a história é realmente inovadora.
    Eu adorei o que você falou no fim da resenha "Chico Anes, está de parabéns por inovar em seu enredo, proporcionando uma leitura fluida e envolvente, salientando o quão fissurados somos para novas tecnologias, que nos moldam e nos deixam viciosos." Muito verdade, vou adicionar na minha listra de leituras do skoob agora mesmo (:


    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  19. Já tinha ouvido falar deste livro mas é a primeira vez que paro para ler sobre o que se tratava e me parece bem legal, com um tema um pouco diferente e pela sua resenha, que por sinal esta incrível , fiquei com mais vontade de ler ainda.

    http://fashiondreamsblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Effy!
    Até agora só li resenhas positivas de O Sonho de Eva,gosto muito da sua resenhas,não são cansativas e vão direto ao ponto nos deixando com a curiosidade necessária para querer lê-lo.
    Parabéns baiana e vc é que é uma fofa.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Estou com esse livro já faz um bom tempo na minha fila de leitura, porém confesso que a sinopse não chamou muito a minha atenção. Mas sua resenha me deixou de certa maneira curiosa, assim que tive oportunidade irei lê-lo, afinal, só posso dar uma opinião concreta depois de ler a obra. Enfim, adorei a critica.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  22. Enredo inovador? Com certeza irei ler!
    Parece ser um ótimo livro, eu gosto bastante de livros de mistério, e gosto ainda mais livros de mistério que envolvem tecnologia. Eu achei bem interessante toda a história do jogo que que dá para jogar dormindo... A capa do livro é muito bonita, eu sei que dizem para não julgar um livro pela capa, mas sempre acabo fazendo isso!
    Enfim, já coloquei na minha lista de quero ver.
    PS: A resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Já li "O Sonho de Eva" e não gostei muito. Esperava mais da história. Porém, o autor escreve muito bem.
    Gostei da resenha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Effy!
    Eu to tão curiosa para ler "O Sonho de Eva", de verdade! Pelo que eu li de algumas resenhas e a da sinopse, realmente parece ser um enredo inovador, como você disse. To realmente querendo um livro assim para ler agora. Acho que vou passá-lo na frente na lista de leitura. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  25. Só ouço o pessoal dos blogs falando super bem do livro, mas ainda não tive tempo de ler - é uma das próximas leituras! ^^
    A sinopse me aprece bem vaga mesmo, mas essa coisa de inovar na escrita e de escrever em terceira pessoa sob o ângulo de vários personagens (mesmo eu adorando primeira pessoa) é algo que me chama muita atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Adorei a sua resenha, ficou muito boa. E eu estou ansiosa por este livro, gosto muito de enredos inovadores, acho que vou gostar deste livro.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Ei Gil, eu adorei essa resenha, o livro parece ser mesmo muito interessante. Li em outro blog uma comparação com o filme A Origem, e fiquei ainda mais curiosa, já que adorei esse filme. Adoro quando uma história fala sobre algo mais profundo, que eu não entendo ou não imagino, exceto quando é extremamente técnico, o que não parece ser o caso.

    Espero poder ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Hey Effy
    Minha prima ta lendo, para a resenha e está curtindo.
    Parece ser um livro bem interessante, e bem cabeça.

    Achei legal o kit, muito criativo da parte da NC

    Sucesso ao autor.!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  29. Oie!
    Fiquei interessada neste livro quando li sua sinopse pela primeira vez. Parece ser bem diferente do que leio geralmente. Só não gosto muito das páginas amareladas... rs, prefiro as brancas.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  30. Oi flor,
    Estou curiosa para ler esse livro principalmente porque ele fala de jogos e tecnologia epsero não me desiludir...rsrs
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Amei a resenha, simplesmente d+ quero a algum tempo ler esse livro, espero poder lê-lo logo pois quero muito.

    A capa é linda d+ e sua resenha está ótima, parabéns.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pela resenha,me encantou, embora eu não curta muito ficção cientifica fiquei com vontade de ler !

    ResponderExcluir
  33. Olá, estou muito ansiosa para ler esse livro. Desde quando a Novo Conceito deu aquela entrevista com o Chico ao vivo . Eu aqui do Rio De Janeiro vendo ele falar do livro me encantei e lendo sua resenha fiquei mais curiosa.
    Estou muito doida para ler.
    Espero que compre até o final do mês.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no Livros e Feminices. Voltem Sempre!

Bjkas tuk tuk tuk :*