# Resenha 33: A linguagem das Flores - Vanessa Diffenbaugh

Páginas: 304
Editora: Arqueiro
Capa: 
História: 
Skoob
Sinopse: Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram. Em seu livro de estreia, Vanessa Diffenbaugh cria uma heroína intensa e inesquecível. Misturando passado e presente num intricado quebra-cabeça, A linguagem das flores é essencialmente uma história de amor – entre mãe e filha, entre homem e mulher e, sobretudo, de amor-próprio. 






O livro conta a história de Victoria Jones, uma garota órfã que durante toda sua vida tenta ser aceita, amada, mesmo não admitindo isso. O livro nos conta a sua infância e juventude, em capítulos intercalados. Victoria vive em orfanatos até seus 9 anos, sua assistente social Meredith nunca desistiu de encontrar um lar para ela, porém a menina tinha um gênio difícil. É dada uma última chance de adoção, é quando Victoria conhece Elisabeth, as primeiras semanas foram difíceis, mas Victoria aos poucos fora se acostumando com aquela nova casa e com sua nova vida. O passado de Elisabeth era triste e junto com sua nova filha, ambas esperavam até a legalização da adoção. Nesse período, Elisabeth ensinou a linguagem das flores para Victoria, pois cada flor queria dizer algo e isso ajudou muito Victoria, mesmo ela não entendendo isso naquele momento. Após aprender, Victoria passa a transmitir seus sentimentos através das flores.

Alguns fatos mudaram o rumo das coisas e agora Victoria estava com 18 anos, ganhou sua emancipação após viver sua adolescência entre um abrigo e outro. Agora tinha que cuidar de si, porém ela não tinha grandes expectativas, o que a ajudava e salvava de tudo, eram as flores. Victoria conheceu Renata, uma florista, pelo seu talento com as flores Renata a contratou. Ambas eram parecidas, não conversavam muito, e não eram dadas a sentimentalismos. Mesmo após sua infância, Victoria não gostava que a tocassem, continuava arredia e desacreditada com o amor. Porém, o encontro com seu passado foi inevitável, e mesmo diante dele, tentava não pensar como as coisas poderiam ter sido, mas no fundo ela sentia falta de uma pessoa, mas achando que fracassou na sua tentativa de ser uma filha, ela não se permite saber como estava a única pessoa que a amou um dia. Ela estava confusa, perdida, um novo sentimento estava nascendo, mas ela tinha medo, de novamente fracassar. Diante desse medo de fracassar,de sua insegurança, foram criados vários mal-entendidos, e agora apenas Victoria poderia resolvê-los, apenas dando uma chance a si mesma. 

Gostei bastante do fim, assim como do livro em geral. Muito bom o enredo utilizado, conhecer o que cada flor quer dizer, e no fim do livro tem um dicionário das flores. Porém, cada dicionário pode ter um significado, igual ou parecido, o que torna necessário a interpretação a cada situação. A Victoria me fez sentir várias coisas, hora quis bater e outras consolar. É uma história sobre amor, aceitação, perdão A narrativa é simples e a leitura flui naturalmente. Não há divisão em uma nova folha, quando iniciado um novo capítulo, isso não influencia em nada, só visualmente. Capítulos são curtos ( gosto disso). Teve um capítulo que um fato poderia ter sido mais direto, sem tantos detalhes. E gostei deles serem intercalados, hora o passado, depois o presente e assim vai. Durante toda a história, fiquei curiosa pra saber o que levou Victoria ao abrigo novamente, o que ela tinha feito. E a capa é Linda...

Obrigada a Editora Arqueiro por ter disponibilizado este livro para resenha..
Image and video hosting by TinyPic

A Linguagem das Flores também pode ser conhecida como Floriografia.
Algumas flores: 
Margarida: Inocência
Musgo: Amor Materno
Camélia: Meu destino está em suas mãos

Espero que tenham gostado,
 Beijos 

16 comments

  1. Adoreei a resenha! *-* Esse livro tem uma capa linda e não vejo a hora de poder ler. Sua resenha me deixou ansiosa por ele, parece ser muito bom ;D

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha.
    estou doidinha para ler esse livro, cada resenha que leio só faz essa vontade aumentar rs.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha. Parabéns, viu?
    O livro parece ser lindo e, mesmo com algumas amarguras, doce. Gostei muito da história sob seu ponto de vista, fiquei com ainda mais vontade de ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parecer ser um charme. Vc falando que as flores têm seus significados, só me lembrei do terror na minha vida do livro Para Sempre. Mas em fim. Esse livro dever ser bem melhor.

    BJ!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  5. Resolvi parar na livraria outro dia para ler a sinopse desse livro e fiquei bastante interessada. Sua resenha me deixou mais curiosa ainda, parece ser uma ótima história. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Effy! :)

    Esse livro não me interessou muito. Talvez eu o leia, mas não é uma prioridade. Eu não sou muito chegada a plantas, flores... :$ Então acho que seria uma leitura um pouco cansativa pra mim.
    Mas que bom que gostou do livro! \o/

    Beijos!
    E boas leituras!
    Amanda
    Lendo&Comentando
    :)

    ResponderExcluir
  7. Livro que está na minha lista de leitura ^^
    Adorei a resenha =D
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi! Que resenha perfeita. Taí, amei! Já havia lido sobre o livro, me interessei... Mas agora você me deixou CURIOSONA!! haha

    O fato do livro mostrar vários pontos, é bem legal, espero que eu possa lê-lo em breve, hein? A capa é linda demais. Arqueiro arrasando, né?

    Parabéns, a resenha ficou fantástica! Haha

    Beijos,

    http://so-soline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. que livro magico *.*
    eu quero ler ;D

    ResponderExcluir
  10. Terminei de ler esse livro hoje.
    Gostei muito. A Victoria me irritou algumas vezes e algumas coisas eu achei meio repetitivas, mas no geral eu gostei bastante, principalmente o dicionário de flores *-*
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é lindo..

    Parabéns pela resenha minha flor

    http://aleitoracassia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a resenha ") Esse vai ser uma das minhas proximas leituras !

    ResponderExcluir
  13. Quero ler esse livro, além de todas as resenhas positivas ele já me conquistou na capa e sinopse! ^^
    Também gosto do fato de intercalar o passado com o presente e dos capítulos serem curtos!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Gostei da resenha, o livro parecer ser legal e a capa é linda, louca pra ler e só esperando ele chegar da editora. Uhuuu!

    Beijos!
    Caah - Open Mind (http://openmindbook.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  15. Poxa, q surpresa boa!
    de inicio o livro não me xamou atenção, confesso q o título não me xamou atenção. MAas resolvi ler esta resenha pra decidir se participava ou nao da promo. ;)

    Resultado: adoorei a resenha.. Me prendi logo pela sinopse.. Eu gosto de leituras q misturam drama+amor. :)

    enfim, parabens pela resenha.^^
    bj

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha!
    O livro parece ser muuuito bom...
    a capa é simplesmente LINDA ne?! rs
    Espero ler em breve! :D
    beijos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no Livros e Feminices. Voltem Sempre!

Bjkas tuk tuk tuk :*