A Costureira - Kate Alcott (Resenha #108)

Editora: Geração
Páginas: 374

Capa:  
História:  

Sinopse: 
Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.


Quando eu vi esse livro no face da editora Geração, foi o suficiente para me deixar com água nos olhos rs (vontade de ler rs). O livro conta a história de Tess Collins, uma costureira que sonha mais do que só limpar mesas e costurar sem receber muito. E quando surge a oportunidade, ela aproveita. Pouco antes do grandioso navio RMS TITANIC zarpar, ela conhece e se oferece como empregada da tão famosa estilista (e real) Lady Duff-Gordon (Lucile). No navio, ela conhece duas pessoas que vão fazer parte do circulo da história, Jim e Jack (mas não o nosso Jack Di Caprio rs). E então na madrugada do dia 15 de Abril de 1912, deu-se a catástrofe, não vou entrar em detalhes, já que a discussão central do livro, não é sobre isso em si, mas sim o após. Como assim? Bom, algumas pessoas se salvam através dos botes insuficientes, Tess, Sra Brown, que estavam em um bote e Lady Duff e seu marido Sir Cosmos, Jim, em outro. Após o resgate, já em NY, as investigações são feitas e surgem especulações do porquê, o bote dos Duff Gordon, estava praticamente vazio, algo havia acontecido no bote.

Porque diante de tantas pessoas morrendo, um bote sai praticamente vazio? E porque só um voltou? Os depoimentos eram públicos, e claro que surgiam controversas entre os depoimentos das pessoas do bote vazio. E quem melhor do que Pink, a jornalista para ir buscando essas respostas por si mesma? Temos Tess, que já trabalha no ateliê de Lady Duff, sempre se mantendo leal, mas ao mesmo tempo, depois do depoimento de Jim, em quem acreditar? E em meio a isso tudo, ela ainda está trabalhando no desfile de Lady Duff. Então os escândalos vão surgindo e Tess tem que decidir, entre a verdade ou viver seu sonho.



A Kate Alcott trouxe uma história antiga, conhecida, mas com um enredo instigante, que faz parar e pensar além do naufrágio. O que eu conheço da história é que vi no filme( e que não fala nada sobre isso). Já que estas investigações foram reais, os personagens são reais, talvez exceto a Tess, uma costureira, mas Lady Duff tinha uma secretária que também sobreviveu, acho que a autora usou esse engate para criar a história, enfim.. A Kate trouxe o suspense até o final. A narrativa fluiu bem pra mim. Os personagens são bons, a Tess, apesar de ambiciosa (não achei tanto), de querer realizar seu sonho, não se manteve cega para as coisas erradas. A Pink é ótima, até a Lady Duff sendo autoritária as vezes, era uma boa personagem, um pouco azeda as vezes, mas com as investigações, depoimentos, tínhamos que ter uma personagem um pouco mais altiva, para não deixar a narrativa devagar. O Jim, um rapaz sonhador e cativante. Sra Brown uma fofa (ela me lembrou a moça rica que ajuda Jack Di Caprio, e lendo a nota da autora, é ela mesma, no filme se chama Molly Brown, no livro Margareth Brown ). A capa é bonita, assim como a contra-capa e folha de rosto também foram bem trabalhadas. A diagramação (Páginas e letras), deixa a leitura confortável aos olhos. Eu indico a leitura, tem uma história muito boa, com bons personagens, romance, além do que é uma história que conhecemos, mas que é sempre bom conhecer um pouco mais.

"Se a vida não oferece finais felizes, sabemos como fabricá-los" Pg 330 

E eu que sou curiosa por fatos históricos, fui pesquisar ao saber os personagens são reais..

A Verdadeira Lucille Duff-Gordon                                                             Lucile Duff no filme 
                                                                                                                  passa bem rapidinho.













Eu achei um artigo ótimo, bem detalhado, pra quem tiver mais interesse na história não só do naufrágio, falando como foi os depoimentos, fotos, cita nomes que inclusive tem no livro, rota do navio, planta.. 


Ao clicar em um link vai ter um vídeo do navio antes do naufrágio..

"O naufrágio não era uma hipótese para os projetistas: o Titanic poderia flutuar com até quatro compartimentos inundados. O iceberg, entretanto, rasgou cinco deles na colisão."

"Cabe então aos nobres políticos( senador Willian Alden Smith, citado no livro) a difícil tarefa de resgatar a verdade mergulhada nas profundezas do Atlântico."




Pra quem quiser adicionar no skoob
Top Comentarista aqui

Tem o marcador do livro para sortear, quem comentar aqui deixa um contato(só vou incluir no sorteio quem deixar contato).

Seguir: Face / Twitter


19 comments

  1. Bom dia Effy,

    Mais um livro que fico conecendo aqui no seu blog, achei bem interessante e sua resenha me deixou com vntade de le-lo.....cotonho72@yahoo.com.br.....parabéns pela resenha.....tem post novo no blog...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. GIL SUA LINDA O/
    Mulher, o que é essa capa? Achei linda demais. Tenho muita curiosidade pelo livro, espero ter a oportunidade de apreciar a obra.
    É bom saber que a edição do livro ficou bem agradável ao leitor, adoro atenção a esses detalhes. Como não ficar curiosa pela história, não é? Sou suspeita a falar que sempre sinto curiosidade com uma trama que tenha um pesinho se quer em acontecimentos históricos. É interessante uma obra que vai além do naufrágio. Gostei.

    Beijo mermã e sim, claro que quero participar do sorteio do marcador \o/

    pablinecx@hotmail.com
    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. Morta de vontade de ler esse livro!
    Amei a resenha !!!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Ai Effy, eu ganhei esse livro. *-*
    E nem sabia (quando ganhei) que era relacionado ao Titanic e tal, quando soube fiquei exultante, pq gosto de história e assim como vc vi o filme, eu pesquisei sobre o navio.
    Imaginando essa acusação e se tem fundamento ou não.
    Vou descobrir assim que conseguir tempo para ler, se a mocinha e sua ambição chegam longe.
    Bj

    Ah sim o contato (falou em marcador, eu quero): @dcgasouza

    ResponderExcluir
  5. Este livro me parece ser bastante interessante :O
    fiquei empolgada com o contexto, quero ler *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi Effy! Eu gostei bastante do livro, prefiro esta história ao filme, foi bom saber o que veio depois, não lembro de ter visto isso em nenhum outro lugar. Bjos!!

    ResponderExcluir
  7. OI Effy!

    Eu aibda não li, mas recebi o livro da editora para um futuro review. Tb achei a diagramação mto boa e amei a capa. Dá para perceber que teve uma boa edição. A história tb me deixou mto animada. Eu gosto de ficção que se mistura com a realidade, acho que sempre acrescenta um pouco mais em nosso conhecimento e de uma forma divertida. E julgando pela sua resenha, agora tenho certeza que vale a leitura.

    Ah, sou igualzinha a vc. Quando termino um livro assim, vou correndo pesquisar tdo o que posso. Amo!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Qualquer coisa relacionada ao maior náufrago da história me cativa! Estou looouco para ler A Costureira!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Oi Effy, tudo bom contigo?
    Bom, para começar, eu nem sabia que o livro era sobre o naufrágio do Titanic! Eu gostoi da capa, mas como odeio sinopses, não me dei ao trabalho de ler. Mas agora eu necessito este livro D=
    E, bom, sempre que pego um livro que passou por uma cuidadosa edição e diagramação, parece que os planetas se alinham e tudo vale a pena. Esse livro tem tudo para ser ótimo!

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Effy, já li algumas resenhas sobre esse livro e eu desde a primeira eu fiquei muito curiosa, admito que primeiramente foi porque envolvia o Titanic, e como é um filme que amo me chamou atenção de cara, porém também gostei da estória, e gostei mais ainda quando descobrir (e isso foi agora, quando li sua resenha *-* que a autora se baseou em fatos reais, tipo, não só o naufrágio, acredito que irei gostar muito desse livro, todas as resenhas que já li são positivas, já está nas minhas próximas leituras!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - MicaScarcella

    ResponderExcluir
  11. Eu não me interessei ainda por essa história.
    Acho que só eu que não gosto muito dessa coisa toda do Titanic...
    Mas claro que quero participar do sorteio, se ainda estiver valendo é claro!

    rossanakey@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. A capa é, sinceramente, deslumbrante!
    Gostei muito de você ter postado relações da história com o original do Titanic porque quando ler já vou imaginando algumas coisas.
    Eu quero o marcador *--------------*
    bmroberta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!! :D

    Amei a sua resenha!! Mais uma vez não conhecia o livro, só tinha visto a capa e um vislumbre de que tinha algo a ver com o Titanic. Eu amo o filme, então fiquei super curiosa par saber do que se tratava :)

    Adorei a resenha e adoraria ter a oportunidade de ler esse livro, ainda mais depois que soube que tem um fundo de verdade *__* A História do Titanic é triste, mas depois do filme não tem como não ficar fascinada. Espero que tenha um pouco de romance nesse livro para tornar as coias mais leves ^.^

    Realmente fiquei com vontade de ler !!

    Até mais!!
    Bjs!!
    @Leitora1 - Blog Aos Leitores

    ResponderExcluir
  14. Vi pouco sobre esse livro, mas já de cara fiquei bem curiosa a respeito, gostei muito da sua resenha, me deixou com mais vontade ainda, e apresentou coisas que não sabia, não sabia que o livro inspirava em personagens reais, eu gosto da história do Titanic (o filme mesmo), mas não sei muito, vou ler esse artigo, parece bem interessante!
    Para participar do sorteio é só deixar o e-mail? Eu quero! Claris_ribeiro1@hotmail.com! :D

    Obrigada pelo carinho! Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  15. Adorei a ideia do livro, um tema bem diferente mas com questionamentos muito sérios. Se não me engano a Lady Duff no filme foi apresentada como estilista que fazia muito sucesso entre a nobreza também por suas roupas íntimas eróticas.
    Beijos
    Roberta

    Visite e siga também: http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gosto de livros assim, que tratam de temas reais, e nos prendem na história contada *O*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Ai Effy, esse livro parece ser tão legal, estou super curiosa para lê-lo! Parece ser uma história bem cativante.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Sempre quero saber mais das historias do TITANIC. É triste a quantidade de gente que morreu, mas as historias dos sobreviventes são sempre muito interessante. Não conhecia o livro e fiquei curiosa para lê-lo.

    @luci_eleoteria

    ResponderExcluir
  19. Esse livro também me desperta interesse e não é de hoje. Capa e sinopse me encantaram assim eu vi. Sua resenha é exatamente o que eu espero dessa história. O melhor é que ainda há criticas embutidas na trama, o que contribui ainda mais pro livro se torar bom. Infelizmente já vi muita gente falando desses erros de revisão, mas com uma história tão boa a gente tem que relevar em partes rs Titanic já me emociona em filme, imagina em livor? Quero ler pra ontem!!

    Acho que vou comecar por ler online a ver se depois compro, encontrei aqui para quem esteja interessado: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Costureira

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no Livros e Feminices. Voltem Sempre!

Bjkas tuk tuk tuk :*