Conselho de Amiga - Se não dá para confiar, em seus amigos, em quem confiar? - Siobhan Vivian (Resenha # 75)

Editora: Novo Conceito 
Páginas: 223
Capa: ★★
História: ★★

Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.


Conselho de amiga, nos mostra a vida de Ruby, uma adolescente de 16 anos que dentre suas amigas é a única que não ficou com ninguém, mas também isso não é o foco do enredo. Ele é sobre como a Ruby vai lidado com a separação dos pais, ou melhor ausência do pai, pois ele abandonara ela e sua mãe, então ela não tem nenhum contato com ele, até o dia do seu aniversário. Depois de encontrar uma coisa ela vai tentar descobrir porque ele a abandonara, em meio a tudo isso, ela vai vivendo as aventuras de uma garota de 16 anos, garotos, festas bebidas, brigas, tudo isso com suas amigas, Beth, Maria e Katherine. Ruby está decidida a saber a verdade, pois antes, tudo o que ela fazia era não pensar sobre isso, mas agora ela iria a fundo para descobrir tudo.

Como já havia lido um livro da autora (Não sou esse tipo de garota) que eu havia gostado, achei que iria gostar desse. Eu adoro livros teens, por isso fiquei curiosa com ele, mas esse, achei o início bem devagar, por isso demorei tanto em ler, porque só depois da página 85 foram melhorando as coisas, também depois da 100 me interessei e logo terminei, pois quis saber o mesmo que Ruby, como se deu e o porquê da separação. O problema é que achei a narrativa fraca. Não cheguei a ter um personagem favorito, mas gostei do Charlie. Achei a Ruby muito, influenciável, só no fim que ela mostrou um pouco mais de atitude e até que enfim. As amigas, algumas fúteis e outras querendo atenção só pra si. Eu que sempre gosto das amigas, dessa vez não gostei. Não curti a capa, mas achei o título tudo a ver com a história. A diagramação tá ótima. O livo distrai, a leitura é fácil, se você quer leituras mais leves, é uma boa pedida. É uma história que vemos ao nosso redor e que é tão difícil para os filhos assimilar, que é a separação dos pais.

::Os comentários na orelha, achei exagerado, principalmente "Referências Culturais" onde? As notas de rodapé, falando sobre uma pessoa ou loja que não conhecemos?

Onde comprar: Submarino / Saraiva / Fnac


Curiosidade
Capa original: A little friendly advice
Achei legal


Quem já leu, o que achou? Quem quer ler?
Deixe sua opinião e faça uma baiana blogueira feliz ^^

21 comments

  1. Não li ainda e também não sei se vou,só se alguém me emprestar ou ganhar. Achei muito mais bonita a capa original.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da capa daqui, acho que é porque é uma foto bem no estilo das que eu tirava ao lado das minhas amigas quando tinha meus 16 anos! rs...

    Também gosto de histórias teens, e quero ler. De preferência quando precisar de uma leitura leve.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Parece que a gente combina, pois estou com essa mesma resenha no meu blog ;)
    E também deu 3 pontos pro livro, achei ele bem fraco...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho Não sou esse tipo de garota, mas não consegui ler até hoje. Conselho de Amiga parece ser um livro legal, não algo emocionante ou que vai ficar pra sempre na lembrança, mas deve ser uma boa distração.
    Acho que deveriam ter mantido a capa original, eu acho bem mais bonita!


    Beijinhos!
    http://livrosetsurus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Essa sua resenha foi a que me deixou com vontade de ler o livro, mesmo que seja pouca essa vontade, porque as outras resenhas todas falam que não gostou do livro!
    Eu gostava dessa capa, mas vendo agora a original não gosto mais rs

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Não tenho vontade de ler esse livro,vou ficar de fora dessa rsrs
    bjoss

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi muito falar desse livro, mas provavelmente não quero ler. Mas a capa me chamou atenção, e se fosse para escolher preferiria a capa original.

    ResponderExcluir
  8. ja li outras resenhas deste livro e nao me interessei. na sua senti que a historia pode ser que seja boa, só não faz meu tipo! =/

    ResponderExcluir
  9. Desde que saiu a lista de lançamentos da NC este não me chamou atenção, achei a capa sem graça, o enredo "apagado". A medida que fui endo resenhas fui tendo certeza que não gostaria de ler.
    Eu não li esse outro livro que você citou... mas se é melhor, ótimo.
    A capa original é bem mais bonita!!!
    A Ruby pela sinopse me irritou... hahaha... e agora que vc disse que ela é maria vai com as outras, piorou...
    Não entendo esses autores que sempre metem adolescentes em festas, bebidas e afins... passei por essa fase sem me deixar influenciar, graças a Deus, não bebi, não fumei, e continuo não fazendo nada disso. Eles acabam retratando só os beberrões... afff
    Ótima resenha Effy!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Gil!
    Eu tô bem ansiosa para ler esse livro, pq já li Não sou este tipo de garota e AMEI *-*
    Já vi algumas resenhas não muito favoráveis, mas não desanimei ainda. rsrsrs É uma das minhas próximas leituras!
    Parabéns pela resenha :)
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li, mas tenho muita vontade. Também curto livros adolescentes.
    Eu gostei da capa, achei bem descontraída!

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não tenho muita vontade de ler este livro, a estória não me chama muito a atenção. E eu achei a capa original muito mais bonita que a brasileira.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Aind anão o li e vai demorar para ler, mas uma amiga minha pegou emprestado e nem conseguiu terminar; sério ela DETESTOU entao estou com um pé meio atrás... mas vamos ver né kk
    beijãão

    CC
    http://blogcabelosaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não curti muito a capa, achei meio infantil rs Mas parece ser uma boa leitura para quando quisermos algo leve mesmo...

    ResponderExcluir
  15. Hey
    A capa passa que esse livro é bem teen.
    Estou curtindo 'um pouco' as resenhas que estou lendo..
    Parece um livro para passar o tempo mesmo.

    Hum eu adoro notas de rodapé. Sinto falta quando elas não aparecem!

    A Era do Gelo eu adoro o Scrat, queria ir no McDonalds só ganhar o bonequinho dele


    Sempre vou preferir o Tobey, também.

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  16. A capa original é bem mais interessante.

    O livro parece o que realmente acontece na vida real, mas com alguns toques que faz a história ser realmente a de um livro

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Aí, sinceramente? Com tantos livros novos que a Novo Conceito lançou esse foi um dos que menos me chamou a atenção, não gosto muito da capa, me lembra as capas dos meus livros de inglês na escola *-* e o enredo até e interessante, mas não é aquilo tudo. Bom, acho que eu estava certa em não me atrair pela obra já que você confirma tudo o que eu suspeitava na sua resenha, rsrs. Mesmo assim acho que seria uma boa leitura pras férias talvez ou pra quando eu precisasse de algo mais leve.
    Adorei a resenha.
    Tem post novo lá no blog, dá uma passadinha?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ai que pena que esse livro tem a narrativa fraca. Não li "Não sou este tipo de garota" então não tenho como fazer uma comparação legal, mas mesmo assim... ai, que chato isso.
    Achei a capa original bem mais bonita que a nacional.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  19. Oii Effy!

    Eu ainda não li esse livro...
    Parece ser um leitura fofa e nada mais.

    Confesso que a sua resenha me desanimou um pouco para iniciar a leitura. Acho que vou deixar esse mais para o fim da fila. :p

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Quero muito ler esse livro, desde que vi a capa! Adoro livros com várias amigas, logo de cara lembrei do livro "A irmandade das calças viajantes", mas sei que a história não tem nada a ver heheh
    Esses livros leves são ótimos para passar o tempo e é isso que espero do livro.
    Adorei a capa original, bem que poderiam ter deixado a mesma na versão brasileira, né?

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, li muitas resenhas que me deixaram querendo muito ler esse livro, porém me desanimei um tantinho depois que li sua resenha rsrs... mais para mim julgar o livro só lendo mesmo.

    Adorei a resenha muito bem escrita, parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no Livros e Feminices. Voltem Sempre!

Bjkas tuk tuk tuk :*